Sobre o Curso

Buscar uma profissão está sendo um grande desafio, seja para jovens ou adultos. Aquele que ainda não tem experiência, aquele que trabalha há muito tempo, mas não tem certificação ou mesmo aquele que quer conhecer coisas novas e assim poder mudar de área de atuação. Esses são alguns dos motivos que levam muitas pessoas a entrarem em cursos que profissionalizam.
Pela legislação atual, este é um processo educacional, por isto é citado como modalidade de ensino chamada de Educação Profissional.
A Educação Profissional pode ser desenvolvida por cursos e programas de:

I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional - são cursos de curta duração e não exige uma escolaridade específica;

II. educação profissional técnica de nível médio - trata dos cursos técnicos. Neste caso, o curso deve ser autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e o aluno deverá ter terminado o Ensino Médio para então receber o diploma de Técnico; e

III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação - são os cursos superiores de tecnologia, nesse caso o aluno precisa ter finalizado o Ensino Médio.

A formação inicial e continuada de trabalhadores se dá através de cursos que desenvolvam aptidões para a vida produtiva e social, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado de estudos.
A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida articulada com o ensino médio, nas seguintes formas:

a) Integrada: oferecida a quem já concluiu o ensino fundamental, conduzindo o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com apenas uma matrícula;

b) Concomitante: oferecida somente a quem já concluiu o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na mesma escola ou outra instituição de ensino;

c) Subsequente: oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.

O aluno que participar dos cursos de educação profissional técnica de nível médio ou de educação profissional tecnológica de graduação receberão diploma após a conclusão do curso com aproveitamento, tendo condições efetivas de continuidade dos estudos.

A Rede Pública Estadual Ensino de Santa Catarina realiza cursos de educação profissional técnica de nível médio nos Centros de Educação Profissional - CEDUPs e em Escolas de Educação Básica, de nível médio.
Os cursos oferecidos são em diferentes Eixos Tecnológicos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, a saber: Ambiente, Saúde e Segurança; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infra-Estrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais.

O Catálogo identifica 185 denominações de Cursos Técnicos designando habilitações válidas nacionalmente e amparadas por diretrizes curriculares nacionais instituídas pelo Conselho Nacional de Educação.

A Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina tem como direcionamento oferecer, principalmente, cursos técnicos de nível médio, por entender que fazem parte da formação do cidadão, dando-lhe condições efetivas de elevação de escolaridade, aprimoramento de suas potencialidades e possibilitando sua inserção no mundo do trabalho.